Ortodontia

Dentes Tortos

Aparelhos Dentários

A ortodontia é a área de intervenção que trata os problemas de alinhamento dos dentes e desarmonias dento-faciais (má oclusão), recorrendo à colocação de aparelhos dentários.

Dentes tortos ou dentes que não se encaixam corretamente são difíceis de serem mantidos limpos, podendo ser perdidos precocemente, devido à deterioração e à doença periodontal.

Tratamento

Ortodôntico

O tratamento ortodôntico torna a boca mais saudável, proporciona uma aparência mais agradável e dentes com possibilidade de durar a vida toda.

Sobre Ortodontia

Aparelhos Dentários

Objetivos do tratamento

Melhora a saúde em geral e a saúde oral. Melhora a aparência de uma pessoa através de um sorriso bonito. O rosto fica favorecido e em harmonia com os dentes e com os maxilares. Melhora a função fonética e a articulação das palavras. Corrige a função mastigatória.

Como se faz o Tratamento?

Através dos diversos tipos de aparelhos dentários e de uma força suave nos dentes e maxilares estes movem-se para a posição correta. O sucesso da correção depende sempre da colaboração do paciente e da sua assiduidade nas consultas regulares de controlo com o dentista ortodontista.

Aparelho fixo

É o tipo mais comum de aparelho. Esta ortodontia apenas pode ser retirada pelo dentista. Normalmente é conhecida por brackets que são pequenas peças metálicas por cima dos dentes e que vão suportar o arco que produz a deslocação e correção dos dentes. Os aparelhos fixos são geralmente aplicados em adolescentes e adultos e apertados a cada mês para se obter os resultados desejados.

Aparelho móvel ou removível

Este tipo de aparelho pode ser retirado da boca (nas refeições e na escovagem dentária). É mais barato, tem custos de manutenção mais baixos, é mais simples e convencional, mas que não permite suportar forças muito elevadas na movimentação dos dentes, e como tal, é apenas indicado em crianças onde não se pretenda uma ação muito “agressiva”, implicando menor desconforto.

Aparelho invisível (Invisalign®)

A correção é realizada mediante moldeiras (aligners) transparentes que encaixam nos dentes fazendo neles a pressão pretendida previamente planeada por uma tecnologia avançada de imagens de computador em 3D. A estética é um dos benefícios a referir neste tipo de aparelho que, sendo transparente e não existindo qualquer tipo de arame, passa despercebido.

Alinhadores para

Correção do Sorriso

A correção do sorriso pode ser feita em qualquer altura e de várias formas, até porque existem vários tipos de aparelhos dentários, que se adequam a cada paciente consoante as suas necessidades, gostos e objetivos e a decisão de colocar aparelho nos dentes deve ser tomada após uma avaliação ortodôntica pelo Médico Dentista.

Melhore a sua estética ou aparência dento-facial e aumente a sua autoestima e o à vontade em sorrir.

Um aparelho ortodôntico ou aparelho dentário é utilizado para corrigir ou alinhar a posição dos dentes, não somente por motivos estéticos, mas também por motivos de ordem funcional ou de má oclusão.

Só o médico dentista poderá fazer esta avaliação. Para diagnosticar o tipo de tratamento ortodôntico utilizam-se instrumentos de diagnóstico, como o exame clínico, moldes de gesso dos dentes, fotografias e radiografias como a ortopantomografia ou radiografia da face e telerradiografia ou radiografia do perfil.

A decisão de colocar aparelho nos dentes deve ser tomada após uma avaliação ortodôntica pelo Médico Dentista, e nunca ser considerado apenas para corrigir dentes tortos ou dentes separados (diastemas), por exemplo. Efetivamente, muitas vezes, ou até na maioria das vezes, o paciente recorre ao Médico Dentista Ortodontista com o objetivo único de melhorar a sua estética ou aparência dento-facial, aumentando assim a sua autoestima e o à vontade em sorrir.
Não existe propriamente uma idade ideal. Em geral os aparelhos colocam-se a partir dos 6 e 7 anos, no entanto, é possível tratamento de correção em pacientes com 50 ou 70 anos.
Tratamento ortodôntico pode ser aplicado em qualquer idade. Na verdade, mais de 30% dos pacientes tratados actualmente são pacientes adultos.
A grande maioria dos problemas ortodônticos são mais fáceis de corrigir se foram detetados numa fase preliminar. Atualmente recomenda-se que a primeira consulta de ortodontia seja feita por volta dos 7 anos de idade ou antes se for detetado algum problema pelos familiares, pelo seu dentista ou pediatra.
Não. Geralmente o paciente sente algum desconforto nos primeiros dias. Esse desconforto desaparece com o tempo. É normal sentir uma pequena mobilidade nos dentes durante o tratamento.
Em relação à duração do tratamento, este pode ser variável dependendo do caso, variando habitualmente entre 1 a 3 anos (de 12 a 36 meses).
Para além das consultas de manutenção próprias da ortodontia (normalmente, 1 vez por mês), é aconselhável visitar o seu dentista com uma frequência mínima de 6 meses para fazer as devidas higienizações orais e o check-up.

Existe os Aparelhos Dentários Fixos:

  • Aparelho convencional metálico ou estético
  • Aparelho autoligado
  • Aparelho lingual

E os Aparelhos Dentários Removíveis:

  • Invisalign.
Não existe um aparelho dentário que possa ser recomendado a todas as pessoas. O tratamento mais indicado para si dependerá, naturalmente, da sua situação específica.
Scroll to Top