Periodontologia

Diagnóstico e Tratamento de Doenças que afetam

Tecidos de Suporte dos Dentes

Doenças periodontais, como a gengivite e a periodontite, são doenças inflamatórias que afetam os tecidos de suporte dos dentes, gengivas e osso alveolar, e a Periodontologia é a área da Medicina Dentária que se dedica ao seu diagnóstico e tratamento. É, de facto, uma das doenças crónicas inflamatórias mais comuns no Homem, causada essencialmente por bactérias presentes na placa bacteriana e uma das principais causas para a perda dentária em adultos.

Doenças

Periodontais

Estão entre as mais frequentes da raça humana. A gengivite afecta quase a totalidade da população, tanto infantil como adulta. A periodontite afecta quase um em cada dois adultos com mais de 35 anos.

Gengivite e Periodontite

Doença Periodontal

O que é a Doença Periodontal?

É uma infeção bacteriana crónica que afeta o osso, a gengiva e o ligamento periodontal e que pode dividir-se em dois grandes grupos: Gengivite - inflamação da gengiva e Periodontite - destruição irreversível do osso e dos ligamentos que suportam os dentes.

Gengivite

Inflamação da gengiva. Trata-se duma situação reversível, frequentemente causada por uma má higiene oral, cujos sintomas são sangramento gengival, inchaço e dor.

Periodontite

Destruição irreversível do osso e dos ligamentos que suportam os dentes. Não provoca dor e, não sendo tratada atempadamente, pode levar à perda total dos dentes.

Periodontite ou Gengivite

Como Evitar

Faça corretamente a sua higiene oral em casa e visitas regulares (de 6 em 6 meses) ao seu Médico Dentista para limpeza dentária profissional. Uma dieta saudável e não fumar incluem-se também nas formas de prevenção da periodontite.

Por outro lado, previnir a gengivite é previnir a periodontite. A inflamação gengival (gengivite) não se desenvolverá se não existir placa bacteriana nos dentes e, sem gengivite, não ocorre periodontite!

Sim, se não for tratada a tempo poderá causar retração das gengivas e perda de dentes. A periodontite poderá também ter influencia no desenvolvimento de doenças cardíacas, respiratórias e diabetes, além da alteração do percurso normal de gestação, entre outras doenças sistémicas.

O diagnóstico da doença é feito através da sondagem das gengivas e análise dos exames radiográficos, que verificam a presença de pus e sangramento gengival em áreas profundas do periodonto.

A periodontite tem como principal causa a acumulação de placa bacteriana. Há, no entanto, outros fatores que podem acelerar o desenvolvimento da doença::

• Tabagismo
  • Condições sistémicas
  • Alterações hormonais como puberdade, gravidez e menopausa
  • Medicação
  • Predisposição genética

O tratamento da periodontite inicia-se com a realização de destartarização e de alisamentos radiculares no sentido de remover a placa bacteriana e o tártaro acumulados acima da linha da gengiva mas também em profundidade, com recurso a instrumentos ultrassónicos e manuais.

Simultaneamente a este tratamento é imprescindível a aquisição de hábitos de higiene diária como escovagem eficaz e limpeza interproximal (fio/fita/escovilhão) de modo a controlar a doença periodontal.

Após esta primeira fase é feito um controlo para avaliar se a doença está controlada e podemos passar para a fase de manutenção periódica ou, se necessita de uma intervenção cirúrgica para auxiliar o tratamento em profundidade dos tecidos gengivais e ósseos.

A doença periodontal, apesar de não ter cura, pode ser controlada e apenas reaparece se o doente não conseguir manter uma higiene oral correta e cuidadosa.
A placa bacteriana consiste numa película que adere á superfície dos dentes e junto à linha da gengiva, sendo constituída por bactérias, produtos produzidos pelas bactérias e saliva.

A gengivite é a inflamação da gengiva devido à acumulação de placa bacteriana e tártaro, ou devido a outros factores como gravidez, doenças sistémicas e medicamentos.

Sim. O tratamento da gengivite baseia-se na remoção pelo seu médico dentista/higienista do tártaro e da placa bacteriana que se encontram acumulados de modo a eliminar o factor desencadeaste da inflamação.