Dentes amarelos? Dentes escuros? Dentes manchados?
Se não está satisfeito com a cor do seu sorriso, está na hora de agendar um branqueamento dentário: um procedimento simples, indolor e seguro, que devolve rapidamente o tom claro e brilhante aos dentes que foram escurecendo naturalmente com o passar do tempo.
O que é branqueamento dentário?
Branqueamento dentário é um tratamento essencialmente estético que deixa os dentes mais claros e melhora a aparência do sorriso.
Em termos técnicos, este procedimento atua no processo de oxidação dos pigmentos dos dentes, através da inserção de produtos branqueadores na superfície, nomeadamente gel branqueador com peróxido de hidrogénio que penetra no esmalte e na dentina através da libertação de moléculas e oxidação dos pigmentos que provocam a descoloração, tornando os dentes mais brancos e eliminando manchas, sem danificar.
Principais vantagens do branqueamento dentário
Trata-se de um procedimento simples, indolor e totalmente seguro, que recupera a cor dos dentes até 8 tons mais brancos, sem desgastar ou enfraquecer.
Além de branquear os dentes, o branqueamento previne a desidratação e aumenta a estabilidade da cor devido a substâncias como o flúor e o nitrato de potássio que fortalecem o esmalte, diminuem a sensibilidade e protegem das cáries.
Os resultados são eficazes (desde que os branqueamentos dentários sejam feitos em clínicas dentárias) e superiores, em comparação com outras alternativas para branquear os dentes, nomeadamente tratamentos caseiros. Por isso, contribuem para um aumento da autoestima do paciente, fundamental para uma maior aceitação social.
Que tipos de branqueamento de dentes existem?
Existem, basicamente, dois tipos de branqueamento dentário disponíveis em clínicas dentárias, com concentrações e formas de aplicação diferente: branqueamento externo e branqueamento interno.
Branqueamento dentário externo
O branqueamento externo – com ou sem laser ou luz LED – consiste na aplicação de um agente branqueador sobre os dentes (gel de peróxido de hidrogénio) por um médico dentista ou higienista oral, já que é necessário isolar os dentes dos tecidos moles, incluindo lábios, bochechas e língua.
Antes deste tratamento, vale sempre a pena ressalvar que é aconselhada uma limpeza de dentes profissional numa clínica dentária, para retirar a acumulação de tártaro, um dos fatores que deixa os dentes amarelos ou escuros.
Quando se podem observar os resultados?
Logo no final da consulta, após a remoção do gel branqueador que deve ficar na boca do paciente cerca de 30 a 60 minutos, tempo necessário para atuar e branquear.
Branqueamento dentário interno
O branqueamento interno é feito sobre os dentes que foram desvitalizados (dentes aos quais se extraíram os nervos) e que, por norma, têm tendência a escurecer, e recomendado para pacientes submetidos a desvitalizações.
Neste caso, cada dente é tratado individualmente, recebendo o produto de branqueamento diretamente na câmara pulpar, pois o efeito do branqueamento observa-se de dentro para fora do dente ou dentes escurecidos.
Quando se podem observar os resultados?
Os resultados do branqueamento interno demoram um pouco mais de tempo, se comparados com o branqueamento externo, já que o gel precisa de atuar durante 2/3 dias, sendo que o processo – dependendo do caso – pode ter de ser repetido até 3 vezes. Mas no final os dentes escuros devido à desvitalização ficam efetivamente mais brancos e durante bastante tempo.
É possível fazer um branqueamento dentário em casa?
Sim, pode fazer o branqueamento dos dentes em casa, mas sempre com a supervisão do seu médico dentista que irá explicar como aplicar o gel branqueador nos dentes amarelos ou escurecidos, através de moldeiras próprias e fabricadas no consultório dentário à medida da sua boca, e que devem ser utilizadas durante a noite ao longo de 3 semanas.
Os agentes branqueadores são os mesmos que são utilizados na clínica dentária, mas com menor concentração e na forma de gel com alta viscosidade.
Os branqueamentos dentários são sempre eficazes?
Sim, são sempre eficazes e resultam em sorrisos com dentes mais brancos, muito embora em alguns casos possam não corresponder às altas expetativas dos pacientes, já que por vezes não é possível atingir um tom perfeitamente branco devido à cor natural do esmalte e também devido a outros fatores relacionados com alimentação, idade e hábitos de higiene oral do paciente.
Dentes mais brancos por quanto tempo?
Depende da composição dos dentes e dos seus hábitos de vida, mas um branqueamento dentário em Beja na Clínica Médico Dentária de São Francisco dura em média 1/5 anos. É claro que ao longo desse tempo os dentes vão escurecendo naturalmente, mas não chegam a ficar no tom escuro ou amarelado que tinham antes do tratamento de branqueamento. De resto, tem sempre a hipótese de fazer um branqueamento para clarear os dentes de 6 em 6 meses, para manter a cor desejada, particularmente se consome café e tabaco.
Branquear os dentes doi?
Não, o tratamento é indolor. A única coisa que pode sentir é desconforto nas gengivas e sensibilidade dentária após o procedimento, o que é normal e passa num par de dias.
Quais são as contraindicações do branqueamento de dentes?
Este tipo de tratamento dentário não é aconselhado para pessoas que apresentem cáries ou lesões no esmalte, dentes muito restaurados (uma vez que o gel só branqueia dentes naturais), grande sensibilidade dentária ou problemas nas gengivas. Além disso, o tratamento também é desaconselhado a crianças e jovens e por precaução, a mulheres grávidas ou a amamentar.
Onde fazer um branqueamento dentário em Beja?
Aqui mesmo na Clínica Médico Dentária de São Francisco! Clique aqui e marque já uma consulta de avaliação com um dos nossos médicos dentistas especializados em branqueamentos dentários.
Em Beja