Dentista de família: um por todos e todos por um!
Lembra-se do Dr. Gustavo que aplicou selantes nos dentes do seu filho? E da Dra. Mariana que fez as consultas de rotina de controle do aparelho dentário da sua filha? Ou ainda do Dr. Bruno que colocou implantes dentários na sua esposa…? e agora dizem-lhe para agendar uma consulta com a Dra. Helena para fazer um simples branqueamento?! Uff! Não seria melhor ter um dentista de família que tratasse de todos os problemas relacionados com a saúde oral do seu agregado ou pelo menos, coordenasse os tratamentos dentro da mesma clínica?
Porque deve ter um dentista de família?
Porque um dentista da família, além de cuidar da saúde oral de todos os elementos do seu agregado familiar, trata cada paciente de forma global, diagnosticando problemas, planeando tratamentos e executando os procedimentos necessários ao longo da vida, interligando com outras especialidades odontológicas, sempre que necessário.
Assim, tal como tem um médico de família, também faz todo o sentido procurar por um dentista da família capaz de conhecer a fundo o histórico do agregado e identificar as necessidades a nível de saúde oral.
Principais vantagens de um dentista de família
Apresentar um sorriso cheios de dentes brancos e saudáveis? Sim, essa é a principal vantagem de uma rotina de cuidados de saúde oral, mas se resolver delegar num único profissional os tratamentos dentários de todos os elementos da sua família, vai contar com outros benefícios:
1. Conveniência
Uma das grandes vantagens de um dentista para a família é evitar perdas de tempo e deslocações a dentistas diferentes sempre que cada membro da sua família tem um problema dentário.
2. Simplicidade
Um dentista da família consegue planear e agendar as consultas de medicina dentária para toda a sua família de uma só vez.
3. Acompanhamento
Os tratamentos dentários serão mais eficazes com um acompanhamento profissional, periódico e personalizado junto da sua família, já que ao longo do tempo o médico dentista terá a possibilidade de conhecer melhor as necessidades especificas dos seus pacientes.
4. Confiança
Com uma só pessoa a atender todo o agregado familiar, gera-se uma sensação de confiança no trabalho realizado e maior liberdade para pedidos de esclarecimentos sobre tratamentos dentários. Desta forma, evita-se o medo do desconhecido que alguns elementos da família (especialmente as crianças) podem sentir em consultórios de medicina dentária que envolvem profissionais de bata branca e instrumentos com formatos e ruídos assustadores!
5. Personalização
Uma pessoa que trata da saúde oral da sua família há anos, está habilitada a prestar todas as informações sobre as especialidades de medicina dentária, procedimentos, equipamentos e tecnologia utilizada durante os tratamentos, de forma personalizada. Também é capaz de abordar os melhores hábitos de higiene oral para prevenir problemas nos dentes e gengivas, de acordo com o quadro de saúde e necessidades de cada elemento da família.
6. Prevenção
Um dentista para a família recolhe e mantém os registos dos hábitos de vida e tratamentos dentários de todos e por isso, consegue antever potenciais problemas rapidamente e estabelecer medidas preventivas que, por exemplo, evitem o regresso de uma complicação nos dentes (inclusive de origem hereditária) ou detetem com maior precisão situações que podem desencadear casos mais graves.
7. Incentivo
Um médico dentista de família incentiva os cuidados de saúde oral deste tenra idade, de forma natural e eficaz. Recebe os seus filhos logo nos primeiros anos de vida e indica-lhes as melhores técnicas para escovar os dentes, por exemplo.
8. Abrangência
Se o seu dentista de família trabalhar um leque abrangente de especialidades de medicina dentária ou acompanhar todos os processos dentro da própria clínica, a sua vida vai ficar bem mais facilitada: evita deslocações, mas também evita a passagem de informações sobre o histórico de cada elemento da família, para outra ou outras clínicas dentárias.
9. Disponibilidade
Além de fazer o agendamento de todas as consultas de medicina dentária necessárias para cada membro do agregado, um dentista de família tende a mostrar-se mais disponível quer para consultas urgentes quer para consultas em horários pouco habituais… e depois até verifica o estado de saúde do paciente com um telefonema!
E não é tudo! Um dentista de família consegue ajudá-lo a agendar várias consultas para vários elementos da família no mesmo dia e em horários próximos, para aligeirar as deslocações.
Como escolher o melhor dentista de família em Beja?
Agora que já sabe qual é a importância de manter os tratamentos dentários sobre a alçada do mesmo profissional, está na hora de conhecer as dicas para chegar até ao melhor dentista de família em Beja… ou qualquer outra região do país!
1. Atuação
Com tantos médicos dentistas qualificados no mercado, a primeira coisa a fazer é avaliar a atuação do profissional para entender se é a pessoa mais adequada para cuidar da saúde oral da sua família. Por exemplo, se tem filhos pequenos é importante avaliar a sua sensibilidade nos tratamentos dentários em crianças e se tem pais ou avós a cargo, é importante analisar a capacidade de resposta a problemas de saúde oral decorrentes do processo de envelhecimento.
2. Localização
Deve procurar por um dentista de família em Beja se vive nessa região, porque a localização da clínica dentária é muito importante para evitar deslocações longas. Ainda que só costume visitar o dentista uma ou duas vezes por ano, não sabe se no futuro surgirá uma complicação que obrigue a um plano de tratamento semanal, não é verdade?
3. Consultório
Embora a atuação do profissional de saúde esteja no topo da lista, a verdade é que o consultório onde atende também é importante para o conforto dos pacientes e eficiência dos tratamentos. Desta feita, avalie o nível de higiene e também o tipo de equipamentos e tecnologias utilizadas.
4. Disponibilidade
A disponibilidade do profissional é fundamental para assegurar a periodicidade e eficiência do tratamento dentário. Logo, deve tentar perceber se o médico dentista de quem tanto gostou atende às necessidades da sua família: está disponível todos os dias da semana ou só trabalha na clínica dentária em Beja às quartas? Pode ser contatado 24 horas por dia ou contactado em horário de expediente por telefone… ou só pode ser contactado através de um formulário de marcação de consultas disponível no site?
5. Avaliação
Encontrou um dentista com o qual simpatizou, que se mostrou disponível e até trabalha numa clínica dentária em Beja? Muito bem, mas convém verificar também o sucesso do seu trabalho. Como o fazer? Hoje em dia é muito simples! Basta pesquisar na Internet por avaliações e comentários a respeito desse profissional.
Se seguiu todos estes passos para descobrir o melhor dentista de família em Beja, seguramente chegou à Clínica Dentária São Francisco que possui uma equipa de médicos dentistas especializados em diferentes áreas da saúde oral:
- Limpezas e branqueamentos
- Aplicação de fluor e selantes
- Tratamento de gengivite
- Remoção de cáries e restaurações
- Aparelhos dentários
- Implantes dentários
- Próteses dentárias
E muito mais!