Sensibilidade ao frio ou calor? Inchaço na face? Mau sabor na boca? É possível que tenha de desvitalizar um dente. Mas fique tranquilo porque é um dos procedimentos mais comuns em medicina dentária para combater cáries em estado avançado, de forma simples e segura, e sem obrigar à extração do dente.
Desvitalizar um dente: em que consiste?
Desvitalizar um dente (endodontia) é um tratamento através do qual o médico dentista elimina a polpa, que é o tecido mole situado no interior do dente e que contém nervos e vasos sanguíneos. E elimina a polpa para quê? Para remover o tecido infetado, limpar o dente e acabar com a dor!
A grande vantagem de desvitalizar um dente é preservar o dente natural, ou seja, como o dente consegue continuar a desempenhar as suas funções sem os tecidos internos, estes podem ser substituídos por um material de enchimento adequado, evitando assim extrações desnecessárias.
O que é endodontia?
Endodontia provém do grego e é uma palavra constituída por duas: endo (dentro) e dontia (ciência que estuda os dentes). Trata-se de uma área médica (vulgarmente conhecida por desvitalização) que se dedica ao tratamento do sistema de canais que integram o interior dos dentes: limpezas, desinfeções, instrumentação e obturação.
Em suma, a endodontista serve para salvar dentes de possíveis infeções bacterianas desenvolvidas por cáries, traumatismos e outras situações que atingem a região dos nervos.
Quando se deve desvitalizar um dente?
Regra geral, quando existe uma cárie muito extensa, uma fratura que atinge a polpa do dente ou qualquer outro problema no nervo, como uma inflamação, infeção ou perda de vitalidade.
Como posso perceber se preciso de desvitalizar um dente?
Há sinais e sintomas que indicam a necessidade de uma desvitalização dentária, como:
- Dor prolongada ao calor ou frio.
- Sensibilidade ao toque e mastigação.
- Descoloração do dente.
- Inchaço no rosto.
- Drenagem de pus ou mau sabor na boca.
- Sensibilidade nos gânglios linfáticos do pescoço.
- Sensibilidade nos tecidos ósseos e gengivais.
Desvitalizar um dente: procedimento passo a passo
Apesar de não ser um processo de grande exigência técnica, a desvitalização de um dente na nossa clínica dentária em Beja estende-se em 8 etapas:
1. Diagnóstico
Antes de mais, a desvitalização de um dente só pode ser realizada após um diagnóstico ou avaliação do caso clínico por um especialista que conclua que não existe uma solução menos invasiva para o problema. Nesse diagnóstico são realizados exames e radiografias (se necessário, testes de vitalidade).
2. Anestesia
Para que o paciente não sinta dor nem desconforto, o médico dentista começa por aplicar anestesia local na zona a tratar e colocar um dique para isolar o dente infetado dos outros dentes.
3. Abertura no dente
A seguir é realizada uma pequena abertura no dente (geralmente com brocas endodônticas) para cria um acesso até à câmara pulpar, a região viva do dente que abriga a chamada polpa dentária.
4. Remoção do tecido infetado
O passo seguinte consiste na remoção da polpa e do nervo do dente, ou seja, do tecido infetado.
5. Limpeza
Retirado o tecido infetado, procede-se à limpeza completa do canal com instrumentos e produtos próprios para o efeito.
6. Secagem
Seca-se o canal para prosseguir com a obturação e o restauro do dente.
7. Preenchimento
Preenche-se o espaço com um material biocompatível e selado com um cimento adequado para este tipo de tratamento dentário.
8. Restauração
E por fim, faz-se a restauração do dente.
Quantas consultas são necessárias?
Normalmente, a desvitalização de um dente fica concluída em 1 ou 2 consultas de 30 a 90 minutos, exceto casos mais complexos.
Quais são os cuidados após a desvitalização?
Após a desvitalização – e num prazo máximo de um mês – deve marcar consulta para proceder à restauração do dente. Dessa forma garante que o dente fica totalmente protegido, tanto no interior (canais radiculares) como no exterior (coroa dentária).
Além da restauração do dente, deve marcar consultas de rotina regulares com o seu médico dentista porque um dente desvitalizado continua sujeito à acumulação de cárie, mas como já não vai sentir dor, fica mais difícil de identificar uma infeção atempadamente.
E se não desvitalizar o dente?
Se o seu médico dentista recomendar a desvitalização, mas ainda assim resolver não a fazer, pode pôr em causa a sua saúde oral porque está a abrir uma porta a diferentes problemas dentários, como infeção na raiz e nos tecidos vizinhos, o que pode causar dor, febre, edema e até a perda de dentes.
Quais são as vantagens da desvitalização de dentes?
- Manter o dente natural, evitando a sua extração.
- Acabar com as dores e infeções.
- Obter um resultado estético natural.
Existem desvantagens?
Sim, a desvitalização pode enfraquecer o dente e embora as taxas de sucesso sejam elevadas, existe sempre o risco de não se conseguir limpar totalmente o canal radicular. Além disso, alguns pacientes precisam de reforçar o dente desvitalizado com uma coroa.
A desvitalização escurece os dentes?
Regra geral, já não escurece os dentes. Há alguns anos atrás havia de facto uma tendência para escurecer em situações em que os restos de polpa dentária permaneciam nos canais e podiam provocar, com o passar do tempo, o escurecimento do dente. Hoje em dia, com as inovações na área da medicina dentária, são raros os casos em que isso continua a acontecer, e mesmo assim existe solução: colocação de facetas dentárias para cobrir a parte escura do dente ou branqueamento interno.
O que é um branqueamento interno?
É um processo que consiste na inserção de um produto químico branqueador (normalmente peróxido de hidrogénio) no interior do dente para que este obtenha uma tonalidade mais clara.
Onde desvitalizar um dente em Beja?
Na Clínica Médico Dentária de São Francisco, claro! Há 20 anos que deixamos os nossos pacientes a sorrir com saúde e confiança, graças a uma equipa de médicos dentistas especializada nas diferentes áreas da medicina dentária, e apoiada por tecnologias de ponta e materiais de qualidade de modo a chegar a soluções eficientes para prevenir ou resolver todos os tipos de problemas dentários.
Quanto custa desvitalizar um dente em Beja?
O preço de uma endodontia pode oscilar, dependendo do quadro clínico e número de sessões necessárias para desvitalizar o dente, pelo que para saber o preço exato da sua desvitalização, o melhor é clicar aqui e agendar uma consulta de diagnóstico de forma que um dos nossos médicos dentistas possa avaliar o seu caso e indicar um orçamento.
Em Beja